Movimento de Restauração: A Igreja de Cristo de Volta às Origens

Resumo
O Movimento de Restauração surgiu nos Estados Unidos na virada do século XIX, onde, pelo menos, quatro movimentos cristãos liderados por James O’Kelly, Elias Smith, Barton W. Stone, Thomas Campbell e Alexandre Campbell, tiveram como objetivo principal restaurar o cristianismo primitivo. O’Kelly, Elias Smith e Stone levantaram a bandeira da liberdade cristã.

Thomas e Alexandre Campbell colocaram em debate o tema da unidade cristã. Como os valdenses, anabatistas, reformadores, anglicanos e puritanos, esses quatro líderes desejavam profundamente restaurar o estilo de vida cristã do primeiro século. Após 140 anos de sua fundação, o Movimento de Restauração chega e se desenvolve no Brasil, trazido por David Sanders e outros missionários.

Palavras-chave: Movimento de Restauração; Igreja de Cristo; Reforma da Igreja; Alexandre Campbell; Barton Stone.

Por: Gezo Rodrigues

 

* Graduando em Teologia pela Faculdade de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, matrícula 166920. Trabalho de Conclusão de Curso com vistas à obtenção de grau de Bacharel em Teologia, sob a orientação do Prof. Dr. Douglas Nassif Cardoso – Junho de 2012.