O Que é o Movimento da Restauração?

O Movimento de Restauração é um movimento espiritual de avivamento que começou por volta de 1800, sendo seu propósito retornar a Igreja a seu estado original em termos de doutrina, governo e vida. O modelo para esta restauração é a Palavra de Deus, ou, mais especificamente, o Novo Testamento.

Desde o início, este movimento tem sido enraizado na convicção de que a restauração da Igreja segundo este modelo é possível e desejável; de que este é o único modo para alcançar unidade cristã efetiva e genuína; de que a unidade da igreja é essencial para e levará á evangelização do mundo. Desta forma a oração de Jesus, como aparece no capítulo 17 do evangelho de João, se cumprirá.

Líderes têm falado sobre restaurar o cristianismo primitivo, o cristianismo bíblico, o cristianismo neotestamentário, o cristianismo apostólico, a ordem dos evangelhos. O Movimento tem sido chamado de Movimento de Restauração, a Reforma do século XIX, a Reforma Atual; o corpo de pessoas, de cristãos, Igreja Cristã, Igreja de Cristo, Discípulos de Cristo, Reformadores. “Capbelitos” e “Stoneítos” têm sido dois dos apelidos mais leves, livremente usados por aqueles que não simpatizam com os princípios e atividades do Movimento.

Uma análise das conversões documentadas no Livro de Atos levou à aceitação e proclamação da seguinte ordem em conversão: (aquela que vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus), arrependimento, confissão (“Jesus é o Cristo, o filho do Deus vivo”), batismo (imersão), perdão de pecados, dom do Espírito Santo (Romanos 10:17; Atos 16:31; 17:30; Mt. 16:16; At. 2:38). O Exame mais aprofundado do Novo Testamento resultou em uma assistência na autonomia da Igreja local, sendo cada congregação responsável pela escolha de seus próprios líderes para dirigir o programa da adoração e culto. Credos foram rejeitados como pré-requisito para comunhão e teste de ortodoxia.

Uma aceitação do Novo Testamento como regra suficiente de fé e prática para cristãos era incentivados a todos.

E o Movimento da Restauração está vivo e continua...