Inicio das Igrejas de Cristo no Brasil

Restauração de nossa Historia apartir do Jornal Brasil Christian Mission - Editado dos 50 a 70 (Pr. Ozório R. Gonçalves)

OS MISSIONÁRIOS

Os Sanders
pr._david_e_ruth_sanders.jpg
Ruth Sanders, Amâncio, Starla Sanders and Lloyd David

            Nascido em uma fazendo próxima a Vinton, Iowa, Lloyd David Sanders escolheu a vida de Serviço Cristão na tenra idade de 12 anos, e ao completar o segundo grau ingressou na Johnson Bible College (Faculdade Bíblica Johnson) para se preparar para o trabalho.

            Enquanto na Johnson, Lloyd determinou que iria para "os lugares mais longínquos" do mundo levando o evangelho de Cristo como um missionário estrangeiro.  Quando graduou da Johnson em 1943, ele não apenas havia se entregado definitivamente como missionário para a América do Sul, mas seus colegas de classe haviam começado o protótipo da Missão Cristã do Brasil ao organizarem o "Fundo Missionário Lloyd Sanders" com o propósito expresso de enviar e sustentar Lloyd neste campo escolhido.

            Outros preparos se fizeram necessários e então Lloyd entrou para o Curso de Pós Graduação em Bíblia da Universidade Phillips para estudos avançados.  Ali ele completou o curso de três anos que o levou aos títulos de M. A. e B.D., sendo o último completado em 1947.

            Sempre ativo em assuntos estudantis, Lloyd serviu como presidente do Voluntariado Estudantil (uma organização de recrutadores de estudantes missionários), ocupou várias posições de responsabilidade em sua classe, tanto no Clube Johnson (dos antigos alunos da Faculdade Bíblica Johnson) como na Sociedade Literária Zollar's.

            Como pastor estudante ele serviu a Igreja em Taloga, Oklahoma, por aproximadamente 3 anos.

            Ruth Edna Sanders, filha do Sr. e Sra. Harlie W. Snodgrass, se uniu a Lloyd em sua luta por um "Brasil iluminado por Cristo" quando se casaram em1945.

Ruth logo encontrou seu lugar na liderança cristã como filha de pastor e ingressou a Phillips em 1943.  Ela foi eleita  para fazer parte da sociedade honorária Cardinal Key em 1947 e foi ativa em muitas organizações estudantis incluindo Estudantes Voluntários, Sociedade Literária Zollar's, e no Clube Johnson.  Ruth tem inclinação artística  e este dom combinado com treino especializado para trabalho com crianças faz dela uma trabalhadora valorosa para Cristo e Sua Igreja.

Amâncio Coqueiro, um garoto brasileiro de doze anos,  se tornou parte da família Sanders em 1948 quando Lloyd e Ruth  receberam documentos para serem seus tutores, e Starla Joy nasceu na família Sanders durante seu primeiro período de férias nos Estados Unidos em 1951.

Os Ewings

J. Richard Ewing, “Dick”, nasceu em Parsons, Kansas.  Ao se graduar do Segundo grau ele escolheu o ministério e ingressou na Universidade Phillips. Após completar seu primeiro anos ele se alistou no exército onde serviu por dois anos como recruta e mais um ano e meio como oficial na corporação Médico-Administrativa. Quando foi dispensado do exército ele retornou à Phillips para continuar sua preparação para o ministério.  Ali ele conheceu Lloyd Sanders e se ficou interessado na grande terra de oportunidade espiritual, o Brasil.

Dick era ativo na vida do campus enquanto estava na Phillips, servindo como presidente do conselho estudantil em 1947.  Ele foi um membro da Sociedade Varsity Men.  Como um ministro estudante ele serviu a igreja em Putnam, Oklahoma por três anos.  Dick recebeu seu grau A. B. em 1948 e completou um ano de trabalho de pós graduação na Phillips.  Ele também fez um semestre de estudos na área de psicologia na Universidade do Sul da Califórnia. Dick havia planejado completar seu curso de pós graduação mas deixou seus estudos para atender a grande necessidade no campo missionário do Brasil.

Carolle Joy Ewing e filha do Sr. e Sra. Victor H. Fair de Denver, Colorado.  Cedo na vida “Cay”, como é conhecida por seus amigos, dedicou sua vida ao campo missionário.  Ela primeiro escolheu a China e foi para a Universidade Phillips para se preparar para o campo.  No seu primeiro anos ela conheceu Dick e quando ele escolheu o Brasil ela não hesitou em aceitar este campo em lugar de suas ambições anteriores.  Ela recebeu o grau A. B. em Maio de 1949.  Enquanto estava na escola Cay era ativa na Sociedade Literária Zollar’s, Estudantes Voluntários e serviu como presidente do Clube de Mulheres Phillogian e no Clube de Treinamento Home Arts, (uma organização para esposas de alunos). Ele tem tido bastante experiência no trabalho com jovens, servindo por três anos como diretora do grupo Garotas mais Novas da ACM em Enid, Oklahoma e nessa capacidade dirigiu acampamentos de verão em dois anos diferentes.  Ela tem inclinação para música e estudou canto  por vários anos. Ela também já teve um ano de experiência com trabalho ambulatorial e trabalho com arquivos em hospital psiquiátrico.

Carol Lynn Ewing nasceu para Dick e Cay dia 30 de dezembro de 1946.

Ruth Spurgeon

Ruth M. Spurgeon, graduada pelo Manhattan Bible College e também enfermeira, se tornou parte da Missão Cristã do Brasil em Abril de 1950.

A sta. Spurgeon chegou à missão altamente recomendada por seus professores, empregadores, sua igreja em Scottsbluff, Nebraska, e pela missão organização missionária Christian Missionary Fellowship a quem ela era anteriormente associada.

Filha do Sr. e Sra. Joe Spurgeon, da área rural de Scottsbluff, Ruth cedo visualizou uma vida de serviço cristão e após completar o segundo grau, entrou no treinamento de enfermeiras. Ao término deste treinamento em 1943 ela voluntariou para o serviço de enfermagem do exército e serviu em tal capacidade por dois anos.  Saindo do serviço militar como 1ª Tenente, sta.  Spurgeon imediatamente ingressou no Manhattan Christian College para completar seus estudos e se formou nesta instituição em 1948 com o grau de A. B. em Bíblia.Também completou um anos de estudos de pós graduação na Phillips University onde também serviu como enfermeira escolar. Ruth serviu como enfermeira na Assembléia Lake James durante dois verões.

            Ruth tem uma voz soprano muito atraente, treinada pela Sra. Martha Louise Lincoln na Phillips University.

            Ao se aproximar do campo primeiro como evangelista cristã e professora, ela encontra muitas oportunidades para praticar seu talento de “curar os doentes” como enfermeira entre os pobres e ignorantes em Goiânia e arredores.  Este “ministério de cura”, de fato, concede a ela ouvidos para ouvir sobre Jesus em muitas áreas que de outro modo permaneceriam antagonistas ou passivos à mensagem do Senhor ressurreto.

Ellen Case

Ellen Case nasceu em abril de 1930 em Kansas City, Missouri.  Ela é filha da Sra. Hilda Case que está atualmente empregada no lar cristão Colorado Christian Home, em Denver, Colorado.  Ellen tem dois irmãos,  Floyd Jr. E Ross, ambos  ministros cristãos.  Floyd Case está servindo na diretoria da Missão Cristã do Brasil.

Como membro da Igreja Fairmount Christian Church em Kansas City, Ellen escolheu  o serviço cristão de tempo integral enquanto estudantes de segundo grau. Desejando seguir seus irmãos para a Phillips University a exemplo de seus irmãos, e sob sugestão deles, Ellen estudou para ser uma artista de giz e se tornou bem talentosa nesta área.  Ela ingressou a Phillips University no outono de 1947 para se preparar para o campo evangelístico. Com sua experiência como professora de escola dominical, trabalho na missão Mexicana e como assistente em campanhas evangelísticas, Ellen continuou uma vida ativa de serviço na Phillips trabalhando na escola bíblica negra aos sábados e participando de atividades missionárias em sua igreja local.  Ela ensinou em acampamentos jovens e auxiliou seu irmão Ross em reuniões evangelísticas.

            Ellen não é talentosa apenas como artista de giz mas como tocadora de marimba também.  Estes talentos têm se mostrado valiosos no campo missionário.  Ellen se formou da Phillips com grau A. B. em Bíblia em 1951 e se uniu ao trabalho da Missão Cristã do Brasil em 1952.

O evangelho é disseminado pela estação de rádio mais potente do Brasil Central. O programa “A Hora do Cristão” sendo produzido por jovens da Igreja de Vila Nova.