Cronologia do Movimento de Restauração

1794 - James O'Kelly e seus seguidores retiram-se da Igreja Metodista Episcopal e dotam o nome de "cristãos". Este grupo restauracionista evangelizou a Virgínia e Carolina do Norte.

1801 - Grande Reavivamento em Cane Ridge liderado por Barton W. Stone em Lexington, Kentucky.

1802-1803 - Os pregadores batistas Elias Smith e Abner Jones estabelecem várias igrejas na Nova Inglaterra comprometidas com a restauração do cristianismo do Novo Testamento. Isto marca o início da chamada "Conexão Cristã".

1804 - Barton W. Stone e outros líderes publicam a "Última Vontade e Testamento do Presbitério de Springfield".

1807 - Thomas Campbell chega aos Estados Unidos.

1808 - Elias Smith começa a publicação do "Arauto do Evangelho da Liberdade" defendendo uma restauração da fé prática da igreja do Novo Testamento.

1809 - Thomas Campbell e a Associação Cristã de Washington publicam a "Declaração e Discurso". Alexander Campbell chega aos Estados Unidos.

1811 - A Igreja em Brush Run é organizada em Washington County, Pensilvânia. Ela começou com trinta membros, quatro diáconos e um pastor - Thomas Campbell. Alexander Campbell tinha licença de pregador.

1815-1820 - Os ministros batistas escocêses Alexander Crawford, James Murray, John Stevenson e John Stewart lanças as bases do Movimento Stone-Campbell no Canadá. 

1823 - Alexander Campbell começa a publicar "O Cristão Batista" (até 1830).

1826 - Barton Stone começa a publicar o "Mensageiro Cristão" (até 1845).

1827 - Walter Scott torna-se evangelista na Western Reserve.

1830 - Alexander Campbell começa a publicar "O Arauto do Milênio" (até 1870).

1831 - Os seguidores de Barton Stone e Alexander Campbell reúnem-se em Lexington e decidem unir os seus movimentos a partir do dia 1º de janeiro de 1832.

1833 - Thomas Campbell visita a Carolina do Norte e encontra um grupo afro-americano do Movimento de James O'Kelly e que simpatizava com os ensinos do Movimento de Barton Stone.

1834 - A primeira congregação afro-americana do Movimento Stone Campbell é estabelecida em Midway, Kentucky. A Conferencia das Igrejas Batistas Escocêsas em Ontário, Canadá, decide por aderir ao Movimento Stone-Campbell.

1836 - James Wallis deixa a Igreja Batista Escocêsa em Nottingham e estabelece a primeira Igreja de Cristo na Grã-Bretanha.

1837 - James Wallis começa a editora britânica "Milenar Harbinger" (até 1865).

1839 - Alexander Campbell publica "O Sistema Cristão", uma obra de teologia sistemática.

1840 - Alexander Campbell inicia o Bethany College, a primeira instituição educacional de sucesso do Movimento Stone-Campbell.

1844 - Falece Barton W. Stone.

1845 - David Oliphant começa a editora cristã "Vindicator" para servir aos cristãos do Movimento Stone-Campbell no Canadá.

1846 - O irlandês Thomas Magarey funda a Igreja de Cristo Franklyn Street em Adelaide, a primeira congregação do Movimento Stone-Campbell na Austrália.

1849 - A primeira Convenção Nacional do Movimento Stone-Campbell reúne-se em Cincinnati, Ohio e funda a Sociedade Missionária Cristã Americana.

1851 - O primeiro missionário estrangeiro do Movimento Stone-Campbell, o Dr. James Barclay começa trabalho evangelístico em Jerusalém.

1854 - É fundada na Carolina do Norte a Igreja de Cristo Uniontown, a primeira congregação afro-americana dos Discípulos. Falece Thomas Campbell

1855 - Tolbert Fanning começa a publicar o "Gospel Advocate", ainda em circulação.

1857 - James O. Beardslee a missão do Movimento Stone-Campbell na Jamaica.

1861 - Falece Walter Scott.

1866 - Isaac Errett começa a publicar o "Christian Standard", que circula até hoje. Falece Alexander Campbell.

1873 - A Louisville Biblical Christian School é estabelecida como a primeira escola de ministros afro-americanos do Movimento Stone-Campbell que obtém sucesso.

1874 - Caroline Neville Pearre, e outras mulheres, estabelecem o "Christian Woman's Board of Missions".

1875 - A "Foreign Christian Missionary Society" é organizada.

1881 - A "Southern Christian Institute" (Edwards, Mississipi) é fundada como uma escola de membros afro-americanos do Movimento Stone-Campbell.

1882 - G. L. Wharton, Mary Graybiel, Ada Boyd, Mary Kingsury e Laura Kinsey começam o trabalho da primeira missão do Movimento Stone-Campbell na Índia. J. H. Garrisson começa a publicar o "Christian Evangelist" (até 1959).

1883 - George Smith & Josephine e Elias & Laura Garst começam a primeira missão do Movimento Stone-Campbell no Japão (Yokohama).

1884 - Austin McGary começa a publicar o "Firm Foundation" (até hoje). Vasili Pashkov tenta organizar um grupo missionário para Rússia dedicado à restauração do cristianismo do Novo Testamento.

1886 - Os Discípulos afro-americanos da Carolina do Norte formam uma convenção estadual. Dr. W. E. Macklin começa uma obra missionária do Movimento Stone-Campbell na China.

1889 - O "Discurso e Declaração de Sand Creek" é emitida e marca o início da primeira grande divisão no Movimento Stone-Campbell. A primeira mulher é ordenada no Movimento Stone-Campbell  e foi Clara Celestia Hale Babcokc.

1890 - Wilson Kendrick Azbill é o pioneiro da abordagem independente de financiamento do trabalho missionário, ou seja, as verbas não são canalizadas através de nenhuma sociedade missionária.

1891 - James R. Harding, David Lipscomb e William Lipscomb estabelecem a Escola Bíblica de Nashville (mais tarde ela trona-se a Lipscomb University).

1893 - A Escola dos Evangelistas é estabelecida próximo a Knoxxville, Tennessee como a primeira Bible College e serve principalmente às Igrejas Cristãs e Igrejas de Cristo (posteriormente passou a chamar-se Jhohnson Bible College).

1894 - J. T. Pettiford começa a publicar "Assembleia Standard", servindo aos Discípulos afro-americanos da Carolina do Norte. Herbert Lockwood Willet funda o "Disciples Divinity House" na Universidade de Chigago.

1895 - Ellsworth E. Faris começa a primeira missão do Movimento Stone-Campbell de longo prazo no continente africano (Congo).

1897 - Os Discípulos começam a publicar o "American Home Missionary", um precussor do "Anuário" e do "Diretório da Igreja Cristã (Discípulos de Cristo).

1898 - A. B. Matson começa a publicar o "Australian Christian" para servir ao Movimento Stone-Campbell na Austrália.

1899 - A Mexican Christian Church é estabelecida em San Antonio, Texas, a primeira congregação hispânica do Movimento Stone-Campbell nos Estados Unidos. Começa o trabalho missionário em Porto Rico.  1900 - A. Campbell, S. W. Womack e George P. Bowers estabelecem a Igreja de Cristo Jackson Street, em Nashville, Tennessee, a primeira congregação afro-americana da Igreja de Cristo (Anti-Instrumental).

1901 - W. D. Cunningham adquire o "Yotsuya Mission" em Tóquio, Japão, e transforma-o em uma das primeiras missões independentes de sucesso do Movimento Stone-Campbell. É formada a primeira congregação dos Discípulos em Porto Rico (Bayamon).

1902 - George P. Bowser começa a editor "Christian Echo", servindo principalmente aos membros afro-americanos das Igrejas de Cristo.

1906 - As Igrejas de Cristo (Anti-Instrumental) são alistadas pelo Órgão Federal de Censo Religioso como uma entidade separada dos Discípulos. Estava, assim, confirmada a primeira grande divisão do Movimento Stone-Campbell. O "Childers Classical Institute" é fundada e mais tarde torna-se a "Abilene Christian University".

1907 - Os Discípulos nos Estados Unidos tornam-se membros do Conselho Federal de Igrejas. Um Bible College é fundado em Melbourne, Austrália, para servir ao Movimento Stone-Campbell australiano e da Nova Zelândia.

1908 - C. C. Morrison compra a "Christian Century" transforma-a em um importante jornal de orientação ecumênica dos Discípulos.

1909 - A "Centennial Convention" é realizada em Pittsburgh, Pensilvania. A União Evangélica dos Cristãos da Grande Rússia é formada para estabelecer igrejas restauracionistas em toda a Europa Oriental.

1910 - A "Comissão sobre a União Cristã" é estabelecida (mais tarde torna-se o "Conselho da Unidade Cristã). Edgar Whitfield funda o "Goldsboro Christian Institute" na Carolina do Norte, uma escola para membros afro-americanos dos Discípulos.

1913 - Os Discípulos afro-americanos da Carolina do Norte adotam o "lava-pés" como uma prática sacramental de culto. O "Jarvis Christian Institute" (Hawkins, Texas) é fundada como uma escola secundária afro-americana e, mais tarde, uma academia de artes liberais do Movimento Stone-Campbell. O "Instituto Cristão Mexicano" é fundado em San Antonio, Texas.

1917 - É organizada a  Convenção Internacional dos Discípulos de Cristo.

1919 - Várias agências missionárias consolidam a Sociedade Missionária Cristã Unida. "Iglesias de Cristo" é fundada como uma missão da Igreja de Cristo no oeste do Texas.

1920 - Controvérsia da "adesão livre", especialmente em referencia à obra missionária na China e Filipinas. Proliferação dos Bible College entre as Igrejas Cristãs / Igrejas de Cristo independentes do Movimento Stone-Campbell.   

1922 - Nicholas Hardeman Brodie, "o Príncipe dos Pregadores" nas Igrejas de Cristo, prega o primeiro dos seus "Sermões do Tabernáculo", com o formato padrão da tradição de pregações de reavivamento.  1925 - Charles H. Cordon e Oscar Lucas estabelecem a Igreja de Cristo St. Peter's na Filadélfia, a primeira congregação internacional fora da Carolina do Norte da Igreja de Cristo Afro-Americana.

1927 - A primeira "Convenção Cristã" (independente) norte-americana é realizada. Orlando Boyer, Bernard Johnson e Virgil Smith, proto-missionários do Movimento Stone-Campbell chegam ao Brasil.

1930 - Jesse Bader organiza a Convenção Mundial das Igrejas de Cristo.

1931 - Gerald L. K. Smith inaugura a primeira rádio associada ao Movimento Stone-Campbell.

1933 - Um reavivamento carismático conhecido como "O Avivamento de 33" resulta na espetacular expansão dos Discípulos em Porto Rico.

1934 - A Comissão sobre Reestudo dos Discípulos de Cristo inicia seu trabalho (até 1949).

1936 - John T. Chase começa a Missão Cristã Coreana com a ajuda de Dong-Suk Kee e Kang Myung-sug. Esta missão estabeleceu uma base para o Movimento Stone-Campbell na Coréia.

1938 - James DeForest Murch e Claude F. Witty começam reuniões para promover a unidade entre os Discípulos e as Igrejas de Cristo (até 1947).

1939 - A "Iglesia Cristiana La Hermosa" é estabelecida em Nova York como a primeira congregação hispânica dos Discípulos nos Estados Unidos.

1941 - É fundada a Sociedade Histórica dos Discípulos de Cristo.

1942 - O "Nashsville Christian Institute" foi fundado como uma escola totalmente exclusiva para afro-americanos (K-12) nas Igrejas de Cristo.

1944 - O "Lincoln Bible Institute" foi estabelecido.

1945 - O "Colégio das Escrituras" é fundado em Louisville, Kentucky para treinar ministros afro-americanos das Igrejas Cristãs / Igrejas de Cristo.

1946 - A "The European Society for Evangelism" é fundada em Tubingen, Alemanha.

1947 - O "Christian Standard" começa a publicar a "Lista de Honra da Fiel".

1948 - A Convenção Nacional Missionária é estabelecida para fornecer uma plataforma a partir da qual os missionários ultramarinos poderiam referir-se às Igrejas Cristãs e Igrejas de Cristo. Os missionários Lloyd David Sanders e Ruth Sanders (Igrejas Cristãs e Igrejas de Cristo ("Independentes") desembarcam no Brasil.

1949 - Na cidade de Goiânia, Goiás, no bairro de Vila Nova, é iniciada pelo Pr. David Sanders, a primeira Igreja de Cristo no Brasil do Movimento de Restauração. Este é o primeiro esforço missionário que obtém sucesso no Brasil do Movimento Stone-Campbell.

1951 - O "Lincoln Christian Seminary" é fundado como uma escola de graduação teológica da "Bible Lincoln Institute", servindo principalmente às Igrejas Cristãs e Igrejas de Cristo.

1952 - As Igrejas de Cristo inauguram a radiodifusão nacional "Herald of Turth".

1954 - Os Discípulos Afro-Americanos da Carolina do Norte adotam o nome oficial de "Igreja de Cristo (Discípulos de Cristo) Internacional".

1955 - As Igrejas Cristãs e Igrejas de Cristo começam a publicar "O Diretório do Ministério". Os missionários Arlie & Alma Smith iniciam uma Igreja de Cristo (A Capella ou Anti-Instrumental) na cidade de São Paulo, Brasil.

1957 - O Painel de Eruditos satisfaz (até 1962).

1961 - A "Emmanuel School of Religion" em Johnson City, Tennessee é começada como uma escola de graduação teológica servindo principalmente às Igrejas Cristãs e Igrejas de Cristo. Missionários das Igrejas de Cristo (A Capella) começam a estabelecer igrejas nas principais capitais do Brasil.

1962 - Os Discípulos entra na consulta sobre a Igreja Unida (COCU).

1967 - Começa o diálogo Discípulos de Cristo-Católica Romana (até 1973).

1968 - Os Discípulos adotam o Projeto Provisório para a Igreja Cristã (Discípulos de Cristo).

1969 - A "Afro-American National Christian Missionary" reorganiza-se como a Convenção Nacional Convocação, uma unidade administrativa da Igreja Cristã (Discípulos de Cristo). Começa o diálogo entre as igrejas do Movimento Stone-Campbell dos Estados Unidos sobre a união da Igreja do Canadá (até 1986). Domingos Rodriguez junta-se ao pessoal da "Divisão de Ministérios Nacionais" como executivo para os ministérios hispânicos.

1970 - Domingo Rodriguez organiza a primeira conferência sobre Ministérios Hispânicos-Americanos da Igreja Cristã (Discípulos de Cristo).

1971 O "Anuário das Igrejas Americanas e Canadenses", é publicada como a lista das Igrejas Cristãs e Igrejas de Cristo "Independentes" como uma entidade religiosa separada da Igreja Cristã (Discípulos de Cristo).

1972 - A Assembléia Geral da Igreja de Cristo, discípulos de Cristo, Internacional aprova a ordenação de mulheres.

1977 - O Diálogo Internacional Discípulos de Cristo-Católica Romana começa (vai até 2002).

1979 - A Assembléia Geral da Igreja Cristã (Discípulos de Cristo) aprovou uma resolução apoiando os direitos civis para os gays, lésbicas, bissexuais e transexuais. Gays, Lésbicas e Afirmando Discípulos é formada (GLAD).

1980 - Muitas Igrejas Cristãs e Igrejas de Cristo atendem ao chamado para o "Movimento de Crescimento da Igreja" de Donald McGravan.

1984 - Fóruns da Restauração começam a promover a unidade das Igrejas de Cristo e as Igrejas Cristãs e Igrejas de Cristo "Independentes" (até hoje).  1996 - A Igreja Cristã (Discípulos de Cristo) e a Igreja de Cristo Unida formam a "Conselho Comum para os Ministérios Globais".

1998 - É fundado como um fórum para a publicação academica a "Stone-Campbell Oficial", especialmente para as Igrejas Cristãs e Igrejas de Cristo "Independentes".

1999 - Começa o "Diálogo Stone-Campbell" (até o presente).

2001 - A Igreja Cristã (Discípulos de Cristo) adota a "Visão 2020" para orientar o seu trabalhos nas duas primeiras décadas do século 21.

2005 - A Assembléia Geral da Igreja Cristã (Discípulos de Cristo) elege a Dra. Sharon E. Watkins como a primeira mulher a ocupar o cargo de Ministro Geral e Presidente da denominação.

2006 - A "Convenção Cristã" das Igrejas Cristãs e Igrejas de Cristo "Independentes" em Louisville, Kentucky, conta com a participação da Igreja de Cristo.

Fonte: A New History of Stone-Campbell Movement (www.stone-campbellhistory.com), com modificações.