A Igreja de Cristo em Brasília

Em junho de 1930, após duas semanas de avivamento na Igreja de Cristo de Oak Grove, Iowa – EUA, a família Sanders renova sua aliança com o Senhor, os filhos aceitam Jesus como Salvador, sendo batizado em seguida e no apelo missionário, David Sanders com apenas 12 anos rende-se ao chamado para missões.

Nove anos depois, David se matricula no Johnson Bible College (Tenessee), ultimando o seu preparo para a obra do Senhor. Nos preparativos de sua formatura, 18 alunos, resolveram apoiar os sonhos do futuro missionário criando assim, o embrião da Missão Cristã no Brasil. Com esse apoio o jovem de 25 anos se matricula no mestrado da Phillips Universidad, em Enid, Oklarroma, onde vem a conhecer a Senhorita Ruth Edna Snodgrass, que também tinha alvos missionários. Casaram. Em 1945 preparam a vida a dois focando o alvo, que já estava bem cristalizado em seus corações – Brasil.

Chegando em solo brasileiro no dia 25 de março de 1948. Na nova terra continuaram perseguindo seus sonhos, ou seja, futura capital do Brasil. A Constituição Brasileira de 1946 era bem taxativa: “A capital da União será transferida para o planalto central do país”. Mas, os políticos da época, parecem que não levavam a sério essa mudança, porém, nos sonhos dos jovens missionários isso já era uma realidade. Creram como Abraão e rumou-se para a mais nova capital estadual do Brasil – Goiânia – a espera da futura capital brasileira.

Em 4 de abril de 1955, o então candidato a Presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek de Oliveira, em campanha política, respondendo a uma pergunta de um jovem ouvinte, na cidade de Jataí – GO, se eleito, traria a capital para o Centro-Oeste, como previsto na Constituição. Juscelino não titubeou respondendo afirmativamente. Alguns anos mais tarde confessaram que não sabia o que estava afirmando, mas bem perto de Jataí, em Goiânia, já se encontrava um casal há 7 anos aguardando o sonho de Deus. Após vários requerimentos, Pr. David foi comunicado para se dirigir ao Rio de Janeiro escolher e demarcar o lote para a Igreja de Cristo em Brasília – A Igreja dos sonhos.

Diante de um mapa da nova capital, ele escolhe o atual na SQS 305/306, lote que veio a ser alvo de muitas disputas, posteriormente, com outras missões mais estruturadas.
Na inauguração de Brasília, 21 de abril de 1960, o culto de dedicação foi feito no lote, ao lado de uma pequena capela de madeira, onde já se realizava os cultos e Escola Bíblica, no meio de inúmeros canteiros de obras das superquadras. Neste mesmo ano, os Sanders viajaram aos EUA para dirigirem uma campanha visando levantar os recursos financeiros necessários para a concretização do sonho de um menino de 12 anos.

O missionário Richard Ewing, vindo de Goiânia, assumiu a liderança da Igreja até a volta dos Sanders no ano seguinte – assim nasce a Igreja de Cristo em Brasília, resposta de Deus a um sonho missionário. Nos anos seguintes, chegaram novos missionários e pastores para dar prosseguimento a obra: missionários Harry D. Scates, Dale Henry McAffe; pastores: Jairo Gomes de Miranda, Ulisses Borges de Oliveira Júnior, Carlos Alberto de Azevedo, Bruce Colson, Iran Bernardes da Costa e atualmente, Edson Pereira de Gouveia.

Esta é a história de um sonho acontecido em uma remota cidade dos EUA em junho de 1930, concretizando o verso bíblico que afirma: “Tudo é possível ao que crer”.
Ozório R. Gonçalves


Texto produzido pelo Pr. Ozório R. Gonçalves
Ocasião: Comemoração Jubileu de Ouro da Igreja de Cristo em Brasília.