Biografia de Clara Hale Babcock

CLARA HALE BABCOCK (1850-1924)

Clara Hale BabcockA primeira mulher ordenada ao ministério no Movimento Stone-Campbell

Clara Celestia Hale Babcock nasceu em 31 de maio de 1850 em Fitchville, Ohio,  filha de Laura e John Hale Jr., que faleceu antes que ela completasse seu primeiro ano de vida.

Nascida em um lar metodista, Clara foi fortemente influenciada por seu tutor, Frederick Paine, ministro da Igreja Metodista e ativo proibicionista. Em 9 de agosto de 1865 ela casou-se com Israel Babcock e teve seis filhos, mas somente dois ficaram adultos.

O casal Israel e Clara Babcock aproximaram-se do Movimento Stone-Campbell em 1880, através do avivalista e evangelista George F. Adams da Igreja Cristã em Sterling, Illinois (obs.: as igrejas do nosso Movimento ainda hoje são identificadas pelos nomes de Igrejas Cristãs ou Igrejas de Cristo) e que estava conduzindo uma série de reuniões.

Depois de ouvirem uma mensagem sobre o batismo bíblico por imersão dos crentes arrependidos, Clara procurou seu pastor metodista e pediu para ser imersa e ele respondeu: “Não, não, você foi batizada de acordo com a fé de seus pais e os ensinamentos da Igreja”. Então ela respondeu: “O que a Bíblia ensina? Você pode mostrar-me onde a Escritura ordena a aspersão ou devo ir às para dentro das águas como foi o meu Salvador?”. Uma semana depois os Babcocks foram batizados por George Adams. Nathaniel S. Haynes escreveu que ela foi de porta em porta com a Bíblia na mão e muitos deles se converteram ao Senhor.

Clara Hale Babcock foi muito ativa em várias organizações da sociedade civil e chegou à presidência da WCTU (Woman’s Christian Temperance Union) no condado de Whiteside em 1887.

A pioneira Clara Babcock começou a pregar na Igreja Cristã em Erie no mês de novembro de 1888 e no dia 2 de agosto de 1889 foi ordenada por Andrew Scott da Igreja em Sterling. Ela foi uma evangelista muito popular e, também, uma palestrante pela temperança por toda região. Clara Babcock exerceu seu pastorado em Erie, Thompson, Rapid City e Savanna em Illinois; LeClaire e Dixon em Iowa; Ellendale, Dakota do Norte e Port Arthur, Ontário (Canadá). Durante os seus trinta e seis anos de ministério, sempre com o apoio moral e cordial do seu marido, Clara Babcock batizou 1.502 novos convertidos.

Clara Babcock é considerada a primeira mulher ordenada ao ministério em nosso Movimento. Além dela, outras pioneiras também foram ordenadas: Jessie Coleman Monser (1891), Sadie McCoy Crank (1892), Bertha Mason Fuller (1896) e Clara Espy Hazelrigg (1897). Clara Babcock faleceu no dia 12 de dezembro de 1924.

Fontes:
HULL, Debra B. Women in Ministry, The Enciclopedia of the Stone-Campbell Movement, p. 776-777.
PEREIRA, Mary Ellen Lantzer Pereira, The Encyclopedia of the Stone-Campbell Movement, p. 54.
HAYNES, Nathaniel S. History of the Disciples of Christ in Illinois 1819-1914, Cincinnati: Standard Publishing Company, 1915. Pages 464-467. This online edition © 1997, James L. McMillan.